Shuaijiao

Sobre o Shuaijiao
O Shuaijiao é o estilo de wushu que privilegia as técnicas de projeções, chaves e torções. Pode ser considerado como a técnica de luta desarmada mais antiga da China, segundo diversos autores, como exemplo podemos citar Wubin (1992), Li Tianji e Du Xilian (1995), Chow e Spangler (1982), Shou Yilian (1997), Robert W. Smith (1983) e Tong Zhongyi (2002). Obteve grande desenvolvimento no norte da China durante o período entre as dinastias Ming e Qing. Seus estilos mais conhecidos são o Baoding, Tianjin, Beijing e o Bokh (mogol), cada um deles possuindo suas características específicas, porém sempre enfatizando as técnicas de projeções, chaves e torções. Atualmente é praticado em diversos países incluindo o Brasil, onde teve sua introdução na primeira metade da década de 1990.
O Departamento de Shuaijiao foi criado em 2004 por determinação do Presidente da CBKW, Sr. Nereu Graballos, que nomeou para primeiro diretor o Professor Marcelo Antunes. O Departamento tem por objetivo desenvolver, promover e divulgar o Shuaijiao em nível nacional, apoiando as Federações filiadas na tarefa de implantar e desenvolver a modalidade em seus Estados. Possibilitando meios para a constituição de equipes de competição capazes de representar adequadamente o Brasil em campeonatos internacionais.

Shuai jiao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Shuai jiao
摔跤
摔角
Afresco de Dunhuang (dinastia Tang, 618-907)


Shuai jiao (chinês: 摔跤 ou 摔角; Pinyin: shuāijiāo; Wade-Giles: shuai-chiao), é um estilo de wrestling tradicional antigo originado na China há mais de quetro mil anos. Apresentando técnicas de projeções e quedas seguidos de golpes traumáticos, é um dos sistemas do wushu. O termo também é empregado na China para designar práticas modernas de wrestling.

História

Acredita-se que o shuai jiao tenha sido criado pelo lendário Jakus-Shu, também conhecido como o "imperador amarelo", e chegou na China através da Mongólia há mais de quatro mil anos. Surgiu do jiao di (Wade-Giles: chiao ti) antiga luta onde os guerreiros combatiam corpo-a-corpo em lutas de agarramento e quedas. Por tradição os guerreiros usavam um elmo com afiados chifres que eram arremetidos contra o oponente. Muitas vezes as lutas causavam a morte de seus contendores.
Como todos os sistemas de luta chinesa, era originariamente uma luta bastante popular e seus combates não tinham regras específicas, levando eventualmente os combatentes à morte.
A partir do final do século XIX foram introduzidas regras para competição esportiva. Actualmente tornou-se um desporto de competição na China e um dos mais praticados.